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Mensagem
Data: 16/08/2008 16:11:19
De: Tayza Mabyara Xavier Lopes (tay_azyat@hotmail.com)
IP: 201.88.202.10
Assunto: Modelo de relatório de estágio de Pedagogia educação infantil e Ensino Fundamental

Modelo de relatório de estágio de Pedagogia educação infantil e Ensino Fundamental

Aos dezesseis dias do mês de junho e dois mil e oito, das dezoito as vinte duas horas, no Pólo de Pedagogia Ensino a distância da Universidade Luterana do Brasil na cidade de Antonio João pertencente ao Estado do Mato Grosso do Sul, a tutora do curso Eliane de Oliveira Matos deu início à exibição da vídeoaula com as orientações iniciais e detalhamento do manual de estágio e Pedagogia ministrados pela professora Karyne Dias Coutinho, com duração de quatro horas. No dia vinte de junho de dois mil e oito, às treze horas a universitária Tayza Mabyara Xavier Lopes, estudante do sexto módulo de licenciatura em Pedagogia esteve no Centro de Educação Infantil Dona Lili, localizado na rua Juraci Pereira, numero cento e cinqüenta, no centro do município de Antonio João no Estado do Mato Grosso do Sul solicitando o Estágio de Observação em Educação Infantil o qual é requisito de conclusão do curso. Dirigi-me a secretaria, fui recepcionada pela secretaria Maria Aparecida Fuchs Peixoto universitária de Pedagogia e anunciei minha presença. Fui até a direção, apresentei-me a diretora professora Ana Lila Mendonça Xavier licenciada em Magistério e Letras, entreguei a carta de apresentação emitida pela Universidade Luterana do Brasil, assim fui autorizada a cumprir as etapas do Estágio na Instituição. Esta etapa foi realizada em uma hora. Às quatorze horas dei inicio as atividades de entrevistas e caracterização da Instituição. Estive com a diretora professora Ana Lila Mendonça Xavier licenciada em Magistério E letras, com a coordenadora Salvani Simplício Freitas licenciada em e com a professora Iolanda Rodrigues Martins licenciada em Magistério e Normal Superior. Esta etapa teve duração de três horas para completar às duas horas do estágio. Do dia vinte três aos sete dias do mês e junho de dois mil e oito, estive no Centro de Educação Infantil Dona Lili para dar início às atividades de observações na Educação Infantil e quanto ao espaço físico constatei que a Instituição possui uma sala de recepção com um espaço adequado para o trabalho, com uma mesa, cadeiras, sofás, arquivos, ventiladores e luz. A Escola atende em período integral a setenta alunos distribuídos em quatro salas de aula, cada uma com carteiras para alunos e professor, uma televisão, um aparelho de DVD, bebedouro, armários,ventiladores, luzes florescentes, na sala do Berçário estão dispostos vinte berços e madeira. A Escola possui um refeitório, uma cozinha, uma lavanderia, um depósito e um parquinho. A Escola possui três banheiros, um para meninos, um para meninas, cada um com dois sanitários, dois chuveiros e uma pia e outro banheiro para funcionários. A secretária Maria Aparecida Fuchs Peixoto, forneceu os seguintes pontos sobre o Aspecto Administrativo da Instituição, a secretaria é subordinada a Direção de acordo com o regimento escolar, responsável pelo funcionamento da escola. A secretária zela pela secretaria, guarda documentos, organiza arquivos escolares, registros de avaliações, matrículas e demais documentos escolares, zela pelo cumprimento da legislação e o faz juntamente com a Direção e Coordenação Pedagógicas. A professora Iolanda Rodrigues Martins licenciada em Magistério e Normal Superior, quanto ao Aspecto Pedagógico diz que para um bom trabalho em educação o embasamento teórico faz-se essencial. Ela leciona numa turma e Jardim Dois, com vinte e três alunos de ambos os sexos em sala de aula, segue as orientações do Projeto Político Pedagógico e avalia seus alunos pelo interesse, participação e desenvolvimento no dia-a-dia. Organiza sua sala conforme a atividade que desenvolverão sentados nas mesinhas, ao centro, em roda. A rotina de seus alunos inicia-se às sete horas da manhã com o café da manhã, a hora do banho, atividades, almoço, hora da soneca, lanche da tarde, atividades lúdicas e encerram as dezessete horas. A Diretora do Centro de Educação Infantil Dona Lili professora Ana Lila Mendonça Xavier licenciada em Magistério e Letras me forneceu os seguintes dados: a escola foi inaugurada aos vinte e quatro dias de setembro de mil novecentos e noventa e seis para atender crianças de baixo poder aquisitivo, quanto ao Aspecto Pedagógico, O Projeto Político Pedagógico é uma parceria entre direção, coordenação, professores, monitores e demais funcionários da escola que têm com objetivos educacionais segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais promoveras práticas do cuidado e educação na perspectiva a integração os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo e indivisível. A Escola atende crianças de nível sócio-econômico diversificado, obedecendo à lei , atende a toda criança de zero e cinco anos de idade. As crianças nas salas estão dispostas de acordo com a faixa etária, Berçário para crianças de zero a três anos, Jardim Um para crianças de três a quatro anos e Jardim Dois para crianças de quatro a cinco anos. A organização do currículo escolar da Educação Infantil nas unidades da rede Municipal de Ensino obedece ao disposto da Instrução Normativa, assim a escola oferece também passeios a parques, atividades em datas comemorativas, apresentações das crianças em festividades, teatros. A Instituição trabalha com Educação Inclusiva abrangendo alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos de Excepcional. Na Escola não há intervalo coletivo, apenas o desenvolvimento e atividades de atividades lúdicas em sala. A participação das famílias se á em festividades, apresentações, reuniões efetivamente. A Escola trabalha com Projetos Planejados> A avaliação dos alunos segundo o Projeto Político Pedagógico leva em conta todos os aspectos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, comparando os resultados obtidos com os objetivos propostos para constatar progressos, dificuldades e orientar correções se necessárias e afirma a Diretora professora Ana Lila Mendonça Xavier que o embasamento teórico é essencial para um bom trabalho em educação. No dia vinte e sete de junho de dois mil e oito as dezesseis horas estive com a Diretora do Centro de Educação Infantil Dona Lili professora Ana Lila Mendonça Xavier que me entregou o documento de comprovação das atividades realizadas e avaliação do Estágio. Estas etapas foram realizadas em vinte horas. No dia vinte e sete de junho de dois mil e oito, às dezenove horas, a universitária Tayza Mabyara Xavier Lopes, estudante do sexto módulo do curso de licenciatura em Pedagogia, esteve na Escola Estadual Aral Moreira, localizada na rua Pantaleão Coelho Xavier número duzentos e sessenta , no centro do município de Antonio João, no Estado de Mato Grosso do Sul solicitando o estágio em Séries Iniciais do Ensino Fundamental o qual é requisito para a conclusão do curso. Dirigi-me a secretaria e fui recepcionada pela secretária Marli Pereira Brum licenciada em Pedagogia e anunciei minha presença. Fui até a Direção, apresentei-me a Diretora professora Ilza Glanert Rodrigues licenciada em Peagogia, entreguei a carta de apresentação emitida pela Universidade Luterana do Brasil, assim fui autorizada a cumprir a etapa do Estágio na Instituição. Esta etapa foi realizada em uma hora. Aos trinta dias do mês de junho de dois mil e oito, às oito horas no período matutino dei inicio as atividades de entrevistas e caracterização da Instituição. Estive com a diretora professora Ilza Glanert Rodrigues licenciada em Pedagogia, com os coordenadores professor Floraci Flores Figueira licenciado em Ciências e com A professora Neli Garcia de Almeida licenciada em Ciências e com a professora Célia Cavanha Figueira licenciada em Pedagogia. Esta etapa teve duração e três horas aulas para completar às duas horas do Estágio. Do dia trinta de junho aos quatro dias do mês de julho de dois mil e oito, das treze às dezessete horas, estive na Escola Estadual Aral Moreira para dar inicio as atividades de caracterização e observações nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e analisando o espaço físico da Escola constatei que a Instituição possui uma secretaria com espaço adequado para o desempenho do trabalho, entro desta há um computador, ventiladores, arquivos, máquina foto-copiadora, a escola possui uma sala de tecnologia com dezesseis computadores conectados a internet, um aparelho e ar condicionado, luz florescente, uma biblioteca que possui vários livros de variadas disciplinas (Literatura Infantil, Romances, Língua Portuguesa, Poesias, Matemática, Geografia, e outros), têm dois televisores sendo um conectado a uma antena parabólica e outro não, tem dois aparelhos de DVD’s, a Instituição tem uma sala para os professores prepararem aulas e fazerem reuniões, dentro da sala tem sofás, mesa, cadeiras,ventiladores, enciclopédias, livros didáticos, retroprojetor, datashow, mimiógrafo, materiais esportivos, armários, a Instituição tem uma área de lazer composta por um pátio coberto, onde estão os bebedouros sendo que é de concreto e outro pátio descoberto. A escola possui uma quadra de esportes descoberta. Possui uma cantina e duas cozinhas, uma no pátio e outra adjunta a secretaria. A Escola atende aos alunos nos períodos Matutino, Vespertino e Noturno, num total de novecentos e quatorze alunos. A Instituição Escolar possuiu doze salas de aula que possuem lousa, ventiladores, luzes florescentes, carteiras para alunos e professor e tomadas elétricas. A Escola atende doze turmas por período. A Instituição possui dezesseis sanitários sendo seis masculinos e seis femininos, dois para portadores de necessidades especiais e dois na secretaria da Escola. A secretária Marli Pereira Brum me forneceu os seguintes dados sobre a Instituição, seguindo o Regimento Escolar a Secretaria é subordinada à Direção. As funções da secretária são variadas e ela acompanha todos os acontecidos ligados direta ou indiretamente a Escola. A professora Célia Cavanha Figueira licenciada em Pedagogia me forneceu dados quanto ao Aspecto Pedagógico em seu trabalho, ela leciona em uma turma de Primeiro Ano o Ensino Fundamental, com trinta alunos de ambos os sexos em sua sala, utiliza as orientações do Projeto Político Pedagógico e diz que o embasamento teórico é essencial para um melhor trabalho em educação, avalia seus alunos diariamente. Trabalha com projetos, organiza sua sala essencialmente em cinco fileiras e dependendo da atividade que desenvolve como cantar, dançar ou brincar modifica essa disposição. A aula inicia-se às treze horas, os alunos aguardam do lado de fora da sala formando duas filas uma de meninos e outra de meninas. A professora com a monitora abrem a sala e os alunos entram um a um. A rotina inicia-se assim, cantam uma música de acolhida, desenvolvem atividades, lancham, as quinze e trinta horas saem para o recreio onde desenvolvem atividades livres, brincam, correm, supervisionados pelo Auxiliar de Disciplinas, ou Inspetor Escolar, retornam do intervalo, realizam mais atividades e exercícios propostos pela professora. Essa rotina é quebrada com as aulas diversificadas de Educação Física e Artes, e com a realização as segundas e quartas-feiras do bochecho para auxiliar na prevenção de cárie nos alunos. A professora afirma que os jogos mais apreciados pelos alunos são dominó e quebra-cabeça. Os pais participam na Escola, presentes nas atividades festivas e nas reuniões. A Diretora da Escola Estadual Aral Moreira professora Ilza Glanert Rodrigues licenciada em Pedagogia me forneceu os seguintes dados sobre a Instituição, foi fundada na década de Quarenta, com inicio das aulas em Mil novecentos e cinqüenta e quatro oferecendo aulas de primeira e quarta séries do Ensino Fundamental. Quanto ao Aspecto Pedagógico todo o segmento escolar participa da elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola e tem em seus objetivos a implantação de um sistema de atividades a serem executadas pela Associação de Pais e Mestres e pelo Colegiado como aumento do índice geral de desempenho os alunos, promoções de palestras educativas, uma educação de qualidade e a inclusão. O Projeto Político Pedagógico está disponível para a consulta pelos professores. A Escola atende uma clientela heterogênea, em que as famílias são trabalhadores rurais (assentamentos), funcionários públicos e autônomos. Hoje a Escola oferece os graus de Ensino Fundamental e Médio. O currículo escolar é organizado por séries e disciplinas. A proposta de avaliação segundo o Projeto Político Pedagógico é um instrumento que ajuda o aluno a aprender, levando o professor a rever seus procedimentos, permitindo ao aluno perceber seus avanços e dificuldades. A proposta de avaliação segue a lei das instituições escolares estaduais a Lei de Diretrizes e Bases a Educação Nacional que deve ser diagnóstica, sistemática, abrangente, permanente e somativa. E, afirma a Diretora professora Ilza Glanert Rodrigues, a base teórica é essencial porque partimos do embasamento para a prática educativa. No dia quatro de julho de dois mil e oito às dezesseis horas estive com a Diretora professora Ilza Glanert Rodrigues que me entregou o documento de comprovação das atividades realizadas e avaliação do Estágio. Estas etapas foram realizadas em vinte horas. Do dia cinco aos dias sete de julho de dois mil e oito a universitária Tayza Mabyara Xavier Lopes estudante do curso de licenciatura em Pedagogia Ensino a Distancia da Universidade Luterana do Brasil, realizou a elaboração do relatório de Estágio e Ana´lise do mesmo pra o preenchimento da planilha de Registro das Atividades de Estágio reunindo os dados coletados nas Instituições Centro de Educação Infantil Dona Lili e Escola Estadual Aral Moreira. Esta etapa foi Realizada em vinte horas.
Este é o meu relatório, tomara que sirva de base para vc!!

Em resposta a:

gostaria muito se possivel de voces me ajudarem a fazer um relatório de estagio com a educação infantil - pré escolar e ensino fundamental terceira série, pois faço pela ulbra e não sei o que fazer por favor me ajude neste estagio me mandando o modelo de como eu faço. ficarei muito agradecida ...(ver)

Respostas:

estou precisando de um modelo de uma planilha que contenham itens de observação ou intervenção pedagogica sobre uma aula de matemáca com o jogo do bingo.O que devo observar? ...(ver)
Modelo de relatório de reunião de escolha do livro dedático (MARIA MASSARELLO NUNES - 12/06/2009 11:20:45)
No meu Munícipio Carnaubeira da Penha, houve nos últimos dias,a escolha do livro Didático, com todos os professoress da Zona Rural e Zona Urbana. Solicito um modelo de Relatório, para ser registrado esse momento....(ver)
Estou tendo dificuldades de fazer a introdução precisso de exemplo.....(ver)
professor orientador momentos para debates, troca de experiências e reflexões. Seria sem dúvida, uma maneira de aprimorar o nosso aprendizado tornando muito mais significativo todo este processo. ...(ver)
gostaria de receber modelo de estagio....(ver)
minha mãe estudou nesse col... ela dis q era muito legal!...(ver)

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